Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Bandeira palestina hasteada na Unesco pela primeira vez

Por Da Redação 13 dez 2011, 08h58

A bandeira da Palestina foi hasteada nesta terça-feira pela primeira vez em uma organização da ONU, a Unesco, em Paris, depois da admissão nesta organização em 31 de outubro, apesar da contrariedade e represálias dos Estados Unidos e de Israel.

O presidente palestino Mahmoud Abbas estava presente na cerimônia solene, na qual o hino palestino foi ouvido. No dia 31 de outubro, os palestinos conquistaram uma vitória diplomática de grande força simbólica e se tornaram o país número 195 da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A votação desagradou os Estados Unidos, que consideram que a adesão dos palestinos às organizações internacionais não pode acontecer antes da assinatura de um acordo de paz com Israel. As autoridades israelenses também anunciaram represálias contra os palestinos.

Mas os palestinos festejaram. A entrada na Unesco é um “primeiro reconhecimento para a Palestina”, declarou Abbas na cerimônia. “É emocionante ver nossa bandeira hasteada hoje (terça-feira) em uma sede da ONU”, disse Abbas em um discurso perante a sede parisiente da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) após a cerimônia solene.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade