Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Banco Santander vende suas filiais da Colômbia ao grupo chileno CorpBanca

O banco espanhol Santander fechou um acordo para vender todas suas filiais colombianas ao grupo chileno CorpBanca, em uma operação destinada “a fortalecer seu balanço”, que se soma à venda de parte de seus negócios no Chile e no Brasil.

O grupo espanhol venderá o Banco Santander Colômbia e todas outras filiais que possui no país à CorpBanca por 1,225 bilhões de dólares (910 milhões de euros), anunciou o grupo em um comunicado.

A operação prevê ganhos de 820 milhões de dólares (615 milhões de euros) “que serão destinados a fortalecer o balanço”, disse.

O grupo espanhol informou ainda ter completado com êxito a oferta secundária de ações do Banco Santander Chile, correspondente a 7,82% do capital da entidade, obtendo 950 milhões de dólares (703 milhões de euros).

Após a operação, o grupo passa a deter 67% da propriedade acionária do Banco Santander Chile, porcentagem que se comprometeu a não reduzir durante um ano.

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) calculou em 26,160 bilhões de euros as necessidades de recapitalização dos cinco maiores bancos espanhois, uma das quantias mais elevadas da Europa.

Para alcançar estes novos critérios, o Santander precisa obter 14,970 bilhões de euros. Caso sejam contabilizadas suas obrigações conversíveis, esta cifra recua para 6,474 bilhões de euros.

A ação do grupo fechou a quarta-feira em queda de 0,32% na Bolsa de Madri, a 5,954 euros, com o mercado em queda de 0,79%.