Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ban Ki-moon se machuca em jogo de futebol entre diplomatas

Nações Unidas, 14 mai (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, machucou a mão esquerda em um jogo de futebol entre diplomatas da ONU, mas não será necessário por enquanto mudar sua agenda, informou nesta segunda-feira seu porta-voz, Martin Nesirky.

Ban sofreu uma ‘fratura pequena’ na mão esquerda ao cair durante uma partida do tradicional torneio de futebol organizado pelos diplomatas do organismo internacional na primavera e deverá usar uma tipoia no braço pelo menos durante as próximas seis semanas, detalhou Nesirky.

A agenda de trabalho do principal responsável da ONU não foi alterada por enquanto, segundo declarou seu porta-voz, que assegurou que, apesar dessa lesão, o diplomata sul-coreano está ‘absolutamente bem’.

Entre os atos mais importantes nas Nações Unidas para esta semana e nos quais está prevista a participação de Ban está a comemoração na quinta-feira do quinto aniversário da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, adotada pela Assembleia Geral em 2007.

Além disso, o diplomata convocou para as próximas quinta e sexta-feira um debate de alto nível no organismo sobre o estado da economia mundial em 2012, com participação de vários chefes de Estado e Governo e o propósito de estudar medidas para melhorar a situação financeira.

Nascido em 1944, Ban iniciou em janeiro seu segundo mandato como secretário-geral das Nações Unidas depois que a Assembleia Geral adotou em junho do ano passado por aclamação e sem nenhuma voz dissonante uma resolução que o colocou à frente do organismo até o final de 2016.

O ex-ministro de Relações Exteriores e Comércio da Coreia do Sul se tornou o oitavo secretário-geral das Nações Unidas em 2007, quando tomou as rédeas do organismo como sucessor do ganês Kofi Annan. EFE