Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Avó de Obama morre de câncer

Com agência Reuters

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, informou em nota nesta segunda-feira que sua avó Madelyn Dunham de 86 anos morreu de câncer no Havaí.

“É com grande pesar que anunciamos que nossa avó, Madelyn Dunham, morreu em paz depois de uma batalha contra o câncer”, disse Obama em comunicado conjunto com a irmã Maya Soetoro-Ng. “Ela era a pedra fundamental da nossa família, e uma mulher de extraordinária força e humildade.”

Nos dias 23 e 24 de outubro, o candidato fez uma interrupção em sua campanha para visitar e se despedir da avó. Foi a primeira vez na história dos EUA que um candidato à Casa Branca abandonou a campanha a tão pouco tempo das eleições.

“Quero me assegurar que não cometerei o mesmo erro duas vezes”, afirmou Obama à época em entrevista ao canal CBS, referindo-se ao fato de não ter se despedido da mãe que morreu aos 53 anos, também de câncer.

Dunham ajudou a criar Obama a partir dos 10 anos de idade, enquanto sua mãe trabalhava na Indonésia. O funeral deve ser uma cerimônia pequena e privada. A data não foi informada.