Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Avançam as negociações para formar governo tripartite na Grécia

Por Da Redação - 19 jun 2012, 13h43

Atenas, 19 jun (EFE).- As negociações para formar um governo tripartite na Grécia liderado pelo conservador Nova Democracia (ND), vencedor das eleições do domingo passado, avançaram nesta terça-feira a um bom ritmo e já desponta um acordo que pode ser anunciado em breve.

A informação foi confirmada à Agência Efe por várias fontes dos partidos envolvidos nas negociações, que, além do ND, são o socialista Pasok e a formação de centro-esquerda Dimar, mas ainda está no ar a data na qual o acordo pode ser fechado.

As negociações ‘vão bem’, afirmou um colaborador próximo do líder do Pasok, Evangelos Venizelos.

Já o porta-voz do Dimar, Andreas Papadópulos, disse à Efe que o acordo poderia ser fechado nas próximas horas ou dias: ‘Pode ser amanhã, na quinta-feira ou na sexta, mas teremos governo antes do final da semana’.

Publicidade

O mandato do líder do ND, Antonis Samaras, para formar governo expira três dias depois de seu início (ou seja, no meio-dia de quinta-feira), e por isso espera-se que nessa data já se tenha acordado um novo Executivo na Grécia.

Apesar das declarações otimistas de Venizelos, nas quais sustentou que o governo estaria formado ainda hoje, a evolução das negociações parece indicar que até amanhã o acordo não será divulgado.

Na tarde de hoje se reuniram vários ‘grupos de trabalho’ dos três partidos para tentar fechar o acordo e depois estava prevista uma reunião do comitê central do Dimar, enquanto o do Pasok não se reunirá até nesta quarta-feira pela manhã. EFE

Publicidade