Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Avalanche isola hotel nos Alpes e hóspedes são resgatados

Helicópteros foram usados para retirar cerca de 100 pessoas do hotel quatro estrelas

Turistas hospedados em um hotel nos Alpes, no norte da Itália, ficaram totalmente isolados após uma avalanche e tiveram de ser resgatados por helicópteros nesta terça-feira. No total, cerca de 100 pessoas, entre hóspedes e funcionários, foram resgatadas.

O hotel Langtauferer, localizado perto da fronteira austríaca, não foi atingido diretamente pela avalanche, mas foi totalmente isolado pela alta camada de neve que se formou após o fenômeno.

O estabelecimento também está em uma área de grande risco para novas avalanches, segundo a Agência de Proteção Civil de Bolzano, cidade a 100 quilômetros do hotel. Por isso, as autoridades consideraram prudente retirar todas as pessoas do local.

“A eletricidade foi restaurada e os hóspedes não queriam ir, então o prefeito ordenou a evacuação”, afirmou Katia Squeo, da Agência de Proteção Civil, à Associated Press. “O risco de avalanche ainda está presente”.

A retirada dos hóspedes aconteceu em um momento de boas condições climáticas. Cada helicóptero transportou sete pessoas por vez e as levou para o ginásio de uma escola na cidade de San Valentino, onde foram abrigadas.

As fortes nevascas provocaram caos na zona dos Alpes e interromperam o trânsito porque muitas vias ficaram submergidas na neve.