Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Austrália terá chefe de governo mulher pela primeira vez

Julia Gillard foi nomeada primeira-ministra nesta quinta-feira

A premiê prometeu encerrar polêmico novo imposto de mineração, retomar esquema de créditos de carbono e convocar eleições nos próximos meses

A Austrália terá, pela primeira vez, uma primeira-ministra mulher. Trata-se de Julia Gillard, nomeada na quinta-feira. A premiê prometeu encerrar a polêmica que envolve um novo imposto de mineração, retomar um esquema de créditos de carbono e convocar eleições nos próximos meses.

Seu antecessor, Kevin Rudd, protagonizou uma renúncia dramática, quando estava prestes a ser derrubado numa votação interna do seu Partido Trabalhista, menos de três anos depois da sua arrasadora vitória eleitoral de 2007. A nova premiê, uma advogada de 48 anos, disse que se sente “muito honrada” em assumir o cargo. O tesoureiro Wayne Swan, considerado um timoneiro que conduziu o país com habilidade durante a crise financeira internacional, é o novo vice-premiê.

A drástica perda de popularidade de Rudd no último ano fez o partido temer uma derrota eleitoral na eleição que deve acontecer em torno de outubro. Rudd tinha bom desempenho nas pesquisas de opinião até recentemente, mas sua taxa de aprovação despencou desde que adotou uma série de decisões polêmicas, como o recuo no mercado de emissões de carbono para combater as mudanças climáticas.

“Pedi aos meus colegas que fizessem a mudança de liderança porque acreditava que um bom governo estava perdendo seu rumo”, disse Gillard em entrevista coletiva. A primeira medida dela foi prometer o fim do polêmico imposto sobre os “superlucros” das mineradoras, que ameaçava afetar investimentos de 20 bilhões de dólares e preocupava o eleitorado. Gillard disse que vai renegociar o assunto. “É uma oferta genuína – a porta deste governo está aberta. Estou pedindo ao setor minerador que abra sua cabeça”, afirmou ela.

As mineradoras elogiaram o tom conciliador de Gillard e cancelaram uma milionária campanha publicitária contra o novo imposto. “Esperamos trabalhar com o governo deste novo jeito para encontrar uma solução que seja do interesse nacional”, disse um porta-voz da BHP Billiton, maior mineradora do mundo. O dólar australiano teve uma breve alta após a mudança de governo, e as ações da BHP e da Rio Tinto subiram cerca de 2%, enquanto o resto do mercado ficou praticamente estável.

(Com agências Reuters e France-Presse)