Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Austrália se une a operações de resgate dos naufrágos na Indonésia

Sydney (Austrália), 19 dez (EFE).- A Austrália enviou nesta segunda-feira um navio e um avião de vigilância para contribuir com as operações de busca de cerca de 200 pessoas que desapareceram após o naufrágio em águas indonésias de um barco de imigrantes que se dirigia para o país.

Um grupo de agentes da Polícia australiana também está indo para a área do desastre, a pedido das autoridades indonésias, para investigar sobre as responsabilidades do naufrágio desta embarcação que virou no sábado no leste de Java, segundo a agência local de notícias ‘AAP’.

Até o momento foram resgatados 34 passageiros e se presume que os outros desaparecidos morreram afogados.

O ministro de Assuntos Internos australiano, Jason Clare, disse à emissora local ‘ABC’ que as operações de resgate foram suspensas perto da meia-noite, mas acredita que serão retomadas com a ajuda da Austrália.

Jason acrescentou que a travessia da embarcação com solicitantes de asilo no período das monções mostra um desprezo pela vida humana e lamentou que isso seja um negócio para fazer dinheiro.

Milhares de imigrantes ilegais tentam chegar à Austrália a cada ano, muitos deles através de contrabandistas de pessoas que lhes oferecem uma passagem até o país através do arquipélago indonésio.

A Indonésia, por sua situação geográfica, pouca vigilância e corrupção endêmica, se transformou nos últimos anos em porto de saída rumo à Austrália para muitos cidadãos de países pobres e instáveis da Ásia. EFE