Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Austrália resgata navio à deriva com 162 imigrantes

Sydney (Austrália), 5 jul (EFE).- Duas fragatas da Marinha da Austrália resgataram nesta quinta-feira um navio que estava à deriva com 162 imigrantes ilegais a bordo nas proximidades da ilha de Christmas, zona em que naufragaram duas embarcações nas duas últimas semanas.

As autoridades australianas responderam a uma ligação de emergência feita na madrugada de quarta-feira por um navio mercante que se encontrava 80 milhas ao sul da Indonésia e alegava ter problemas no motor.

O navio foi avistado pela fragata HMAS Wollongong durante a tarde de quarta, mas devido às ‘condições meteorológicas adversas’ a Marinha só o abordou nesta quinta-feira.

Aos trabalhos de resgate se uniu a embarcação HMAS Leeuwin para transportar até território australiano os imigrantes que procuram asilo e que serão internados em um centro para imigrantes.

Dois navios com 334 imigrantes ilegais, a maioria afegãos, naufragaram nessa zona do Oceano Índico nas duas últimas semanas de junho. Desse total, 240 pessoas foram resgatadas.

As autoridades marítimas indonésias acreditam que alguns destes naufrágios são provocados pelos próprios contrabandistas, para que os imigrantes que buscam asilo sejam resgatados pela Austrália. EFE