Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atirador da Casa Branca acusado de ter tentado assassinar Obama

A justiça americana acusou formalmente nesta terça-feira Oscar Ramiro Ortega-Hernandez, que abriu fogo contra a Casa Branca em novembro sem deixar feridos, por tentativa de assassinato contra o presidente americano Barack Obama, indicou uma fonte judicial.

“Oscar Ramiro Ortega-Hernandez, 21 anos, originário de Idaho Falls, no estado do Idaho, foi acusado por um júri hoje de tentativa de assassinato contra o presidente ddos Estados Unidos”, indica o promotor federal em um comunicado.

Uma especialista psiquiátrica havia concluído que Oscar Ramiro Ortega-Hernandez era penalmente responsável por seus atos, mas um juiz federal ordenou em dezembro uma nova análise psiquiátrica.

Detido no dia 16 de novembro perto de Indiana, Pensilvânia (leste), a 300 km da capital, o suspeito, que vive no Idaho (noroeste), é acusado de ter disparado em 11 de novembro vários tiros na direção da Casa Branca.

Somente alguns dias após a data presumida dos tiros que uma bala foi encontrada presa em um vidro blindado do segundo andar da Casa Branca, onde vive a família presidencial. Mas o presidente Barack Obama, sua esposa e suas duas filhas não estavam no momento do ataque e ninguém ficou ferido.