Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Atentado suicida na Nigéria mata pelo menos 12 pessoas

Por Da Redação 13 dez 2011, 14h39

Lagos, 13 dez (EFE).- Pelo menos 12 pessoas morreram nesta terça-feira e outras 30 ficaram feridas em um ataque suicida cometido na cidade de Maiduguri, no norte da Nigéria, informou a rádio local 93.7 FM.

Aparentemente, o atentado foi realizado por supostos terroristas suicidas que detonaram explosivos no bairro de Tashar Bala, considerado um reduto do grupo radical Boko Haram, que pretende instaurar a lei islâmica no país

O porta-voz do Exército nigeriano, tenente-coronel Hassan Mohammed, confirmou o atentado à Agência Efe e acrescentou que ainda não sabe o número exato de vítimas.

Por enquanto, nenhuma organização se responsabilizou pelo ataque, mas as suspeitas das forças de segurança neste tipo de fatos costumam recair em Boko Haram.

Este grupo se responsabilizou pelo atentado de agosto deste ano contra a sede da ONU em Abuja, no qual morreram 24 pessoas.

Boko Haram, cujo nome significa figurativamente ‘a educação ocidental é um pecado’, luta para impor a lei islâmica na Nigéria e realizou numerosos ataques este ano no norte do país.

Com cerca de 150 milhões de habitantes, espalhados em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria, o país mais povoado da África, sofre múltiplas tensões por profundas diferenças políticas, religiosas e territoriais entre suas comunidades. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade