Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atentado mata 25 perto de base dos EUA no Afeganistão

Terrorista suicida explodiu carro-bomba em posto de controle das tropas afegãs

Um terrorista suicida explodiu um carro-bomba perto de uma base militar dos Estados Unidos no Afeganistão neste domingo, matando pelo menos 25 pessoas, a maioria mulheres e crianças. O atentado também deixou quinze feridos.

A base Camp Chapman, localizada na província de Khost, perto do Paquistão, já foi usada pela CIA no passado. O local foi palco de um dos maiores ataques contra a agência de inteligência americana. Em 2009, um terrorista conseguiu se infiltrar na base e matou sete agentes da CIA em uma explosão. Atualmente, a base abriga militares do Afeganistão tropas da coalizão internacional.

LEIA TAMBÉM:

Comandante do EI no Afeganistão é morto por drone

Talibã lança ataque contra Parlamento do Afeganistão

O atentado deste domingo atingiu um posto de controle das forças afegãs que fazem a segurança da base militar americana. Em comunicado, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), afirmou que “nenhum americano ou membro da coalizão foi ferido no ataque”. A maioria dos civis mortos aguardava em uma fila de carros pela liberação de sua passagem pelo posto de controle.

Por enquanto, nenhum grupo assumiu a autoria do atentado. Com a redução das tropas dos Estados Unidos e da Otan no país, são os soldados afegãos que sentem com maior impacto os ataques do Talibã e de outros grupos terroristas.

Também neste domingo, outros dez civis morreram na explosão de uma bomba caseira na província de Kapisa, no leste do Afeganistão.

(Da redação)