Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atenas enfrenta alagamentos após horas de chuva forte

Diversos pontos da capital ficaram alagados após mais de cinco horas de chuva forte. Carros foram varridos pela correnteza e bairros ficaram sem energia elétrica. Tempestade é considerada a pior das últimas décadas

Seguidas horas de chuvas e uma tempestade de raios deixaram estradas e casas alagadas em Atenas, capital da Grécia, nesta sexta-feira. A tempestade durou mais de 5 horas e inundou as ruas da capital, paralisando o transporte público e provocando engarrafamentos. Devido à tempestade, passagens subterrâneas foram fechadas, assim como um estação central de metrô. Dois rios transbordaram e duas subestações de eletricidade ficaram alagadas, o que resultou em corte de energia. O corpo de bombeiros recebeu mais de 800 chamadas de moradores ilhados e 100 telefonemas de motoristas presos na inundação. Carros foram varridos pela correnteza.

Leia mais:

Enchentes deixam sete mortos no sul da Espanha

O volume de chuva nesta sexta-feira correspondeu à média prevista para todo o mês de fevereiro. Segundo meteorologistas, a tempestade desta sexta pode ser considerada a pior dos últimos 50 ou 60 anos. “Esta foi a pior tempestade que tivemos na região de Atenas (desde 1961)”, disse o chefe dos bombeiros, Sotiris Georgakopoulos, à televisão estatal.

Embora chuvas fortes não sejam comuns durante o inverno na Grécia, o sistema de drenagem ultrapassado da capital faz com que as ruas permaneçam cheias de água horas depois das tempestades, lembrou o jornal The New York Times. O governo grego, que enfrenta uma grave crise econômica, não divulgou uma estimativa dos prejuízos causados pela chuva.