PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Ataques israelenses em Gaza matam ao menos 32 palestinos, dizem médicos

Exército do país afirmou, porém, que bombardeios assassinaram homem acusado de envolvimento no 7 de Outubro

Por Da Redação 30 nov 2024, 10h20

Ao menos 32 palestinos foram mortos por ataques de Israel na Faixa de Gaza durante a madrugada deste sábado, 30, segundo médicos consultados pela Reuters. O exército israelense afirmou, porém, ter matado um homem acusado de envolvimento no ataque do Hamas contra o país em 7 de outubro de 2023.

A escalada da violência acontece no momento em que os líderes do Hamas eram esperados no Cairo, capital do Egito, para negociações de cessar-fogo com autoridades egípcias, dias após Israel e Hezbollah concordarem em paralisar os ataques no Líbano, disseram duas autoridades do grupo à agência de notícias.

Entre os 32 mortos por ataques de Israel, segundo a Wafa, agência de notícias oficial palestina, três eram funcionários da World Central Kitchen, agência humanitária sediada nos EUA. Um dos bombardeios também teria atingido um veículo próximo a uma reunião de palestinos que recebiam ajuda em Khan Younis, ao sul do conclave.

A Defesa Civil de Gaza informou ainda que um de seus oficiais foi morto em Jabalia, no norte de Gaza. Assim, o número total de trabalhadores do órgção assassinados desde o início da guerra subiu para 88.

Cessar-fogo

O Hamas, após a morte de diversos líderes, tem buscado um acordo que acabaria com a guerra e garantiria a libertação de reféns israelenses e estrangeiros mantidos em Gaza. O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, no entanto, declarou que a guerra só terminará quando o grupo extremista for erradicado.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, um cessar-fogo no conflito paralelo entre Israel e o Hezbollah do Líbano entrou em vigor nesta semana, interrompendo as hostilidades que aumentaram nos últimos meses. O acordo, anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ofuscou o conflito de Gaza e marcou um raro momento de calma na região.

Desde então, Biden pediu que Israel e o Hamas aproveitem a oportunidade para um cessar-fogo em Gaza, reiterando seu compromisso de buscar uma resolução diplomática.

Números do conflito

A campanha militar de Israel em Gaza matou pelo menos 44.382 pessoas e deslocou quase toda a população do enclave pelo menos uma vez, dizem autoridades de Gaza.

O conflito começou há 13 meses, quando militantes liderados pelo Hamas atacaram comunidades no sul de Israel, matando aproximadamente 1.200 pessoas e capturando mais de 250 reféns, de acordo com autoridades israelenses.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.