
Cabul, 1 jun (EFE).- Um comando de insurgentes equipado com coletes com explosivos atacou nesta sexta-feira uma base da missão da Otan no Afeganistão (Isaf), no leste do país, e deixou vários feridos.
O chefe regional da polícia, Sardar Mohammed, disse à Agência Efe que pelo menos seis civis ficaram feridos e quatro insurgentes morreram no incidente.
O ataque começou por volta das 13h locais (5h de Brasília) contra uma base militar aliada na área de Sara Bagh, situada nos arredores da cidade de Khost, capital da província homônima.
A Isaf explicou em comunicado que forças internacionais e afegãs responderam ao ataque lançado pelos fundamentalistas e mataram 14 deles.
Consultado pela Efe, um porta-voz deste organismo assegurou que nenhum soldado das forças estrangeiras – americanos neste caso – morreu durante a ofensiva, mas não quis dar mais detalhes sobre o incidente.
Os talibãs se atribuíram a ação e afirmaram que 16 militares da Isaf morreram no ataque, segundo vários meios de comunicação afegãos.
‘Um suicida introduziu uma caminhonete com explosivos na base e se jogou contra um refeitório onde os estrangeiros estavam comendo. Depois, um grupo de talibãs abriu fogo’, disse um porta-voz talibã, Zabiulá Mujahid, citado pela agência local ‘AIP’.
Os ataques da insurgência são especialmente frequentes na parte sudeste do país, onde predomina a etnia pashtun, reduto dos talibãs. EFE
ka-igb/rsd