Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ataque no Afeganistão termina com a morte de um civil e de quatro terroristas

Pelo menos quatro talebans e um civil morreram em um ataque insurgente contra um posto da Otan na província afegã de Kunar (leste), informou a Otan em comunicado nesta sexta-feira.

O incidente aconteceu nesta quinta-feira quando um grupo de insurgentes atacou um posto da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan, no distrito de Dara-I-Pech.

As forças internacionais reagiram com morteiros contra os guerrilheiros, e teve que solicitar apoio aéreo, segundo o comunicado.

De acordo com esta versão, o confronto causou a morte de quatro insurgentes e um civil afegão que estava em um milharal próximo.

A Isaf atribuiu aos insurgentes a morte do civil, mas abriu uma investigação para esclarecer as causas concretas.

A morte de civis em ações das tropas estrangeiras é um dos maiores pontos de atrito entre o comando militar internacional e as autoridades afegãs.

Em julho, o comandante das tropas dos EUA e da Otan no Afeganistão, o general americano David Petraeus, declarou seu objetivo de “reduzir a perda de vidas civis inocentes em operações militares ao mínimo absoluto”.

Nos seis primeiros meses deste ano, morreram 1.013 civis vítimas do conflito, o que representa um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2009, segundo dados da missão da ONU no país (Unama).

(com Agência EFE)