Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ataque em prisão nigeriana gera uma morte e fuga de 119 presos

Lagos, 16 fev (EFE).- Um ataque noturno à prisão nigeriana de Koton-Karfi, no centro do país, resultou na fuga de 119 presos e na morte de um dos guardas do centro, informou nesta quinta-feira a agência ‘Nigeriana de Notícias’ (NAN).

De acordo com a ‘NAN’, a porta-voz da Autoridade Nigeriana de Prisões, Haditha Aminu, explicou que o ataque, realizado por 15 indivíduos armados, ocorreu na noite da última quarta-feira e terminou com a fuga de 119 presos, dos 120 que estavam no centro penitenciário.

Aminu também precisou que os assaltantes entraram no presídio arrebentando as portas com explosivos caseiros e, posteriormente, libertaram todos os internos do local. No entanto, um preso preferiu permanecer no local.

Segundo a porta-voz, o ataque não foi efetuado pelo grupo terrorista radical islâmico Boko Haram, e assegurou que se trata de um grupo criminoso que queria libertar seus companheiros.

Nos últimos dias, este mesmo grupo chegou a enviar três cartas à sede da Autoridade Nacional de Prisões, também situada no estado de Kigo, para exigir a libertação incondicional de seus companheiros, uma solicitação que em nenhum momento foi levada em consideração. EFE

da/fk