Ataque deixa dezenas de mortos e feridos em Karachi
Explosão teve como alvo minoria xiita na capital financeira do Paquistão. Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo atentado até agora

Pelo menos 45 pessoas foram mortas por uma bomba em Karachi, capital financeira e comercial do Paquistão, neste domingo. Aproximadamente 150 pessoas ficaram feridas, informou a rede BBC. Segundo a polícia local, a explosão destruiu vários prédios no distrito de Abbas Town, de maioria xiita.
Há informações de que uma segunda bomba também teria explodido no local. A primeira explosão teria sido causada por um carro-bomba, segundo a polícia. Ainda não se sabe o que provocou a segunda explosão. Os trabalhos de resgate chegaram a ser interrompidos depois que alguns moradores deram tiros para o alto em protesto contra o atentado. Como ainda há muitas pessoas presas sob escombros, o número de vítimas pode aumentar.
Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado, que ocorreu perto da entrada de uma mesquita, no momento em que as pessoas deixavam o local, depois das orações noturnas. A minoria xiita no Paquistão é alvo de constantes ataques sectários de grupos militantes sunitas. Líderes políticos e religiosos do país condenaram o ataque.
Leia também:
Malala diz que ganhou uma segunda vida após ataque
Paquistão: Valentine’s Day provoca celebrações e protestos
Cerca de 200 pessoas foram mortas em atentados na cidade de Quetta, apenas nos dois primeiros meses deste ano. As explosões tiveram como alvo comunidades xiitas. Em fevereiro, a Suprema Corte do país pediu às autoridades que planejem uma estratégia de proteção mais efetiva aos muçulmanos xiitas, devido ao aumento no número de ataques.
Os xiitas correspondem a aproximadamente 20% da população paquistanesa de 180 milhões de habitantes. Ataques relacionados a motivos étnicos, sectários e políticos deixaram, só em Karachi, mais de 2.200 mortos em 2012, o pior resultado em duas décadas, segundo a comissão independente de direitos humanos do país.
(Com agência France-Presse)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.