Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ataque de avião americano não-tripulado mata 4 pessoas no Paquistão

Islamabad, 13 jun (EFE).- Pelo menos quatro pessoas morreram nesta quarta-feira em um ataque com mísseis lançado por um avião não-tripulado dos Estados Unidos na região tribal paquistanesa do Waziristão do Norte, na fronteira com o Afeganistão, informou uma fonte de segurança.

O ataque estava dirigido contra um veículo e aconteceu em uma estrada próxima da capital regional, Miranshah, segundo explicou a fonte ao jornal paquistanês ‘Express Tribune’.

Os ataques de aviões não-tripulados são muito frequentes nessa parte do país asiático, onde buscam refúgio distintas facções de talibãs e outros grupos jihadistas.

Uma destas ações, também no Waziristão do Norte, acabou na semana passada com a vida de Abu Yahya al-Libbi, considerado o número dois do grupo terrorista Al Qaeda após a morte de Osama bin Laden.

Segundo seus defensores, este tipo de ataque serve para golpear com grande precisão alvos insurgentes, mas alguns ativistas e setores políticos no Paquistão os criticam porque provocam a morte de civis e violam a soberania nacional.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aumentou notavelmente a frequência destes ataques após assumir o poder em 2009 como parte de sua estratégia para encontrar uma saída à guerra afegã, na qual o Paquistão é um ator essencial. EFE