Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ataque contra base dos EUA no Afeganistão deixa 5 mortos

Terroristas talibãs suicidas também danificaram ao menos 20 veículos da Otan

Quatro homens-bombas suicidas e um soldado afegão morreram nesta quarta-feira em um ataque talibã realizado perto de uma base dos Estados Unidos no leste do Afeganistão, informaram fontes oficiais. O ataque ocorreu em torno das 5 horas locais (22 horas em Brasília) na província afegã de Nangarhar, perto da passagem fronteiriça de Torkham entre o Afeganistão e o Paquistão, de acordo com o porta-voz da polícia afegã, Hazrat Hussain.

O porta-voz acrescentou que outros quatro soldados afegãos ficaram feridos e que, pelo menos, vinte caminhões das forças militares da Otan no Afeganistão (Isaf) foram destruídos. A aliança do Atlântico Norte confirmou o ataque nas proximidades de sua base.

Leia também

Otan pede que Karzai assine acordo com os EUA

Após 12 anos, Austrália anuncia retirada do Afeganistão

Trata-se do segundo ataque contra esta mesma instalação militar da área de Torkham nos últimos meses. Neste mesmo mês, os talibãs lançaram um ataque suicida contra o aeroporto internacional de Cabul, sede do Comando Unido da Isaf, uma das bases mais importantes da Otan no país, em um ataque que não deixou vítimas mortais. Nesta terça-feira, seis soldados da Isaf faleceram com a queda da aeronave na qual viajavam.

O processo de retirada das tropas internacionais no Afeganistão está em andamento e prevê que seja concluída no final de 2014. Os EUA, porém, querem manter tropas no país após essa data, mas o presidente afegão Hamid Karzai se recusa a assinar um tratado permitindo os militares americanos a ficarem no Afeganistão.

(Com agência EFE)