Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ataque com helicópteros paquistaneses deixa ao menos 10 rebeldes mortos

Islamabad, 26 dez (EFE).- Ao menos dez rebeldes morreram nesta quarta-feira em um ataque com helicópteros do Exército paquistanês na região tribal de Kurram, no oeste do país, informaram fontes oficiais.

No ataque, que ocorreu na localidade de Jogi, dez milicianos morreram e cinco ficaram feridos, afirmaram fontes de segurança ao canal de televisão ‘Express’.

As forças paquistanesas destruíram quatro esconderijos talibãs durante o conflito armado.

Há meses o Exército faz uma operação militar em Kurram e na região tribal vizinha de Orakzai, que dão acesso aos redutos talibãs do Waziristão do Norte e do Sul.

As Forças Armadas fizeram diversos ataques nos últimos anos no noroeste paquistanês, embora os atuais sejam menos intensos do que outras grandes operações de 2009 e 2010.

Fontes oficiais da localidade tribal de Khyber afirmaram a outro canal de TV que outros sete rebeldes morreram em confrontos entre grupos fundamentalistas rivais, o que foi negado por um responsável político da região à Agência Efe.

Um dos grupos armados mais ativos em Khyber é Lashkar-e-Islam, que assinou acordos de não agressão com as autoridades, apesar de fazer atividades criminosas e buscar o estabelecimento de uma estrutura de poder paralela ao Estado.

A situação de segurança é muito instável na fronteira afegã-paquistanesa, de cerca de 2,6 mil quilômetros e pela qual circulam diariamente milhares de pessoas, entre elas rebeldes armados. EFE