Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Ataque com explosivos mata 5 manifestantes no sul do Nepal

Por Da Redação 30 abr 2012, 08h05

(Aumenta número de mortos e acrescenta outros detalhes).

Katmandu, 30 abr (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram e 24 ficaram feridas pela explosão de uma bomba lançada por desconhecidos contra uma concentração de caráter político na cidade de Janakpur, no sul do Nepal.

‘Dois homens a bordo de uma motocicleta se aproximaram nesta manhã da área do mercado onde estava ocorrendo um protesto e lançaram a bomba’, disse à Agência Efe um funcionário do distrito de Dhanusha, Basanta Raj Gautam.

A Frente de Libertação Democrática de Terai, um dos grupos armados que operam na região, também conhecida como Madhes, reivindicou a autoria do ataque por meio de uma mensagem enviada à imprensa local. O grupo de aldeões protestava para pedir a criação de uma nova província nessa zona.

O Nepal se encontra numa encruzilhada desde a queda da monarquia em 2008, que levou à declaração da república e à realização de eleições, mas que deixou um bloqueio institucional que impediu que o país tenha uma nova Constituição.

Nesta ambiente ocorre o debate da reconfiguração territorial do Nepal, e enquanto alguns partidos advogam pela criação de províncias sobre uma base étnica, outros defendem que se desenhem as novas demarcações em função de sua viabilidade econômica.

A região meridional de Madhes foi no passado cenário da atividade de facções políticas armadas, mas desde o fim da guerra civil em 2006 quase não houve mais episódios violentos. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade