Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ataque armado deixa pelo menos 10 mortos no sul do Senegal

Dacar, 21 nov (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram em um ataque armado ocorrido nesta segunda-feira na região de Casamance, no sul do Senegal, informou a Agência de Imprensa Senegalesa (APS).

Segundo a APS, que cita fontes de forças militares e de serviços sanitários, os corpos foram encontrados pouco após um ataque armado protagonizado por supostos elementos do independentista Movimento das Forças Democráticas de Casamance (MFDC).

Os mortos estavam em uma floresta próxima ao povoado de Diagnon, localizada a 30 quilômetros de Ziguinchor, onde aconteceu o ataque.

Cinco das vítimas foram identificadas como habitantes do povoado de Diagnon, enquanto os demais eram das cidades de Bignona, Sedhiou e Ziguinchor para se dedicar à exploração de madeira.

A região de Casamance é, desde 1982, cenário de uma rebelião armada que causou milhares de mortes e tem forçado dezenas de milhares de pessoas ao deslocamento ou o exílio rumo aos dois países vizinhos, Gâmbia e Guiné-Bissau.

Um acordo de cessar-fogo foi assinado em 2006 entre o Governo e o MFDC, passo prévio a negociações de paz que não foram convocadas ainda devido a divergências profundas entre setores moderados e radicais no centro da rebelião. EFE