Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Assad aparece na TV pela primeira vez desde 22 de julho

Ditador apareceu ao lado de enviado do Irã um dia após deserção de premiê

A televisão pública síria mostrou nesta terça-feira o ditador sírio Bashar Assad, que não era visto em público desde 22 de julho, quando um ataque matou a cúpula da defesa do regime. Em meados de julho, circularam rumores de que Assad havia fugido da capital Damasco após a morte dos chefes de segurança do governo, o que foi desmentido pouco depois.

Entenda o caso

  1. • Na onda da Primavera Árabe, que teve início na Tunísia, sírios saíram às ruas em 15 de março de 2011 para protestar contra o regime de Bashar Assad.
  2. • Desde então, os rebeldes sofrem violenta repressão pelas forças de segurança, que já mataram milhares de pessoas no país.
  3. • A ONU alerta que a situação humanitária é crítica e investiga denúncias de crimes contra a humanidade por parte do regime.

Leia mais no Tema ‘Guerra Civil na Síria’

O ditador apareceu na televisão conversando com o iraniano Said Jalili, emissário do Guia Supremo do Irã, Ali Khamenei, e com outros membros da delegação iraniana. Assad e Jalili examinaram “as relações bilaterais entre a Síria e a República Islâmica do Irã, assim como a situação na região”, informou a televisão. O Irã, aliado chave de Assad, se mostra cada vez mais crítico ao apoio dos Estados Unidos, Turquia, Arábia Saudita e Qatar aos rebeldes que combatem o Exército sírio.

A aparição de Assad na TV acontece um dia após seu primeiro-ministro recém-nomeado, Riad Hijab, desertar para a Jordânia. Segundo a oposição ao regime, além do premiê, outros três ministros fugiram da Síria, mas as imagens veiculadas nesta terça-feira mostraram dois deles junto a Assad, desmentindo a informação.

(Com agência France-Presse)