Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Argentino Luis Caffarelli ganha prêmio Wolf de Matemática

Por Da Redação 10 jan 2012, 09h38

Jerusalém, 10 jan (EFE).- O ministro de cultura israelense, Gideón Saar, e o presidente da Fundação Wolf anunciaram nesta terça-feira a concessão do prestigioso prêmio Wolf de Matemática, ao matemático argentino Luis Caffarelli, junto com o americano Michael Aschbacher.

‘Caffarelli produziu um trabalho sobressalente, visionário, original e fundamental sobre as equações parciais fundamentais’, expressa o comunicado divulgado pela Fundação Wolf sobre o professor da Universidade do Texas (Austin, EUA.).

A nota destaca em particular os trabalhos do argentino sobre a regularidade das equações elípticas e parabólicas, os problemas de fronteiras livres e a mecânica fluente.

Também ressalta que seu companheiro no prêmio, Aschbacher, professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA), é ‘o principal arquiteto da classificação de grupos simples finitos’, e fez uma contribuição ‘extraordinária em seu alcance, profundidade e beleza’ da teoria.

A Fundação Wolf lembra que ‘mais de um terço dos agraciados com o prêmio Wolf (entregue anualmente) ganharam o prêmio Nobel nas categorias compartilhadas (Medicina, Física e Química)’.

O tenor espanhol Plácido Domingo e o diretor britânico Simon Rattle compartilharão este ano o Wolf das Artes.

Também receberão o prêmio nas categorias de Física, Medicina e Química, respectivamente, Jacob D. Bekenstein, Ronald M. Evans, Paul Alivisatos e Charles M. Lieber.

O presidente israelense, Shimon Peres, fará a entrega dos prêmios, acompanhados de US$ 100 mil, no dia 13 de maio em Jerusalém em cerimônia na Knesset (Parlamento israelense). EFE

Continua após a publicidade
Publicidade