Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aprovação de Obama é a mais baixa desde que chegou ao poder, diz pesquisa

Washington, 14 dez (EFE).- A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está no nível mais baixo desde que ele chegou à Casa Branca, em janeiro de 2009, mas ainda se mantém acima do apoio popular de seus rivais republicanos, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

O levantamento encomendado pela rede ‘ABC’ e pelo jornal ‘The Washington Post’ constata que 49% dos americanos têm uma opinião ‘desfavorável’ sobre o líder, enquanto 48% possuem um ponto de vista ‘favorável’.

Segundo os autores da pesquisa, esta é a primeira vez que as opiniões negativas superam as positivas desde que Obama tomou posse, ele que chegou a ter apoio de 79% dias antes de assumir o cargo.

Apesar de tudo, ele permanece à frente dos pré-candidatos republicanos à Presidência dos EUA, potenciais adversários para as eleições de novembro de 2012.

O republicano Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara de Representantes e favorito nas últimas pesquisas de intenções de voto, obtém 48% de rejeição no levantamento divulgado nesta quarta-feira, quase o mesmo que Obama, mas somente 35% de apoio.

A pesquisa, que tem margem de erro de 3,5 pontos, foi realizada entre os dias 7 e 11 de dezembro com entrevistas por telefone com 1.012 eleitores. EFE