Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Apresentação de drone da Marinha Portuguesa vira piada na internet; assista

Veículo aéreo não tripulado caiu na água após voar por cerca de dois segundos

O voo de um drone (veículo aéreo não tripulado) se tornou uma verdadeira piada de português na internet. Durante uma apresentação-teste do primeiro equipamento do gênero adquirido pela Marinha de Portugal na semana passada, o dispositivo se chocou diretamente contra a água depois de voar por cerca de dois segundos.

Antes da queda, imagens captadas por jornalistas portugueses mostraram um militar dando impulso para o drone, batizado de AR4 Light Ray, durante o teste realizado na base naval de Lisboa. A cerimônia de lançamento estava sendo acompanhada por oficiais militares e pelo ministro da Defesa do país, José Pedro Aguiar-Branco. As reportagens que relataram o teste salientaram que a aeronave tem 100% de tecnologia portuguesa.

Três vídeos que mostram diferentes ângulos do voo nada triunfal foram publicados no YouTube. Num deles, com o título que usa a gíria “epic fail” (usada para designar grandes micos ou vexames) foi assistida mais de um milhão de vezes. Um usuário da página comentou que já viu aviõezinhos de papel voarem mais longe.

Leia também:

Drone ‘de brinquedo’ da Coreia do Norte sobrevoou palácio presidencial do Sul

Depois do vexame, o ministro Aguiar-Branco declarou para a TV portuguesa, com um olhar um tanto envergonhado, que “é sempre necessário investir muito no treino para que na hora certa as missões não falhem”.

No mesmo dia, um novo teste foi feito e desta vez o equipamento levantou voo com sucesso e transmitiu imagens captadas do ar.

De acordo com a imprensa local, o drone será usado em missões de vigilância e para apoio em resgates no mar. Executivos da empresa portuguesa Tekever, que desenvolveu o equipamento, declararam que desejam competir com os grandes fabricantes de drones de Israel dos EUA.