Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Após tentar banir TikTok nos EUA, Trump viraliza no app com dancinha

Coreografia do presidente ao som de 'YMCA' em comício virou tendência no aplicativo, em que usuários copiam seus movimentos desajeitados

Por Amanda Péchy 19 out 2020, 15h03

Depois de Donald Trump publicar uma ordem executiva proibindo o TikTok nos Estados Unidos – temporariamente bloqueada por um juiz –, ele próprio viralizou no aplicativo. O presidente tornou-se “trend”, ou tendência, nesta segunda-feira, 19, porque usuários da plataforma estão copiando um vídeo de um de seus comícios em que ele faz a coreografia de “YMCA”, apelidando-a de “Dança do Trump”.

Ao som de uma versão compilada das músicas “Viva La Vida”, do Coldplay, e “Swing”, de Savage, os movimentos de Trump estão sendo imitados por milhares de usuários. O vídeo original tem 9 milhões de visualizações, enquanto o primeiro vídeo de uma pessoa imitando a dança de Trump tem 5 milhões de visualizações.

Não está claro se ela começou a tendência em apoio ao republicano ou para zombar de suas habilidades motoras, ou a falta delas. No entanto, a filha de Trump, Ivanka, compartilhou o TikTok em sua conta no Twitter. “Amei!”, disse ela.

Assim como Ivanka, os fãs de Trump parecem pensar que o vídeo foi feito em apoio ao presidente. No TikTok, muitos usuários estão aderindo à tendência e recriando a dança para apoiar sua campanha eleitoral.

@thedancingbuilder86

#duet with @crisnate0 #trump #danceoff #trumpdance #duet #tiktokdance #DOLLHOUSECHALLENGE #xyzbca #slippers

♬ Viva La Swing ps. tugboat_spenny is OG spinner – Mingaling 2.0

@gabrielleseltzer

#duet with @crisnate0 I had to 🇺🇸😆🙌🏼 #Trumpdancing #trumpdance

♬ Viva La Swing ps. tugboat_spenny is OG spinner – Mingaling 2.0

Continua após a publicidade

@goofydadguy

#duet with @crisnate0 I got moves, people! #trumpdance #goofydadguy #funnydad

♬ Viva La Swing ps. tugboat_spenny is OG spinner – Mingaling 2.0

@idowaiwan

#duet with @crisnate0 #trumpdance #hard #HorrorTok #DoItBold #trump2020 #maga #republican #trunt #truntqueen

♬ Viva La Swing ps. tugboat_spenny is OG spinner – Mingaling 2.0

O clipe de Trump foi tirado de um vídeo em que ele dança ao som de “YMCA”, do grupo Village People, em um comício na Pensilvânia no dia 13 de outubro. O fundador do Village People, Victor Willis, já criticou o uso da música pelo presidente e pediu que ele parasse de tocá-la – assim como “Macho Man” – em seus eventos.

A tendência ocorre em meio a uma disputa de poder entre Estados Unidos e China, na qual o TikTok é uma das peças-chave. Os advogados do governo Trump dizem que é do interesse da segurança nacional proibir o aplicativo devido a ligações entre a ByteDance, sua empresa-mãe, e o governo chinês.

Um documento do governo chamou a ByteDance de “porta-voz” do Partido Comunista Chinês, e disse que a empresa estava “comprometida em promover sua agenda e mensagens”. O TikTok nega as acusações, dizendo que os dados dos usuários americanos não são processados na China e que a empresa não dá ao governo chinês acesso às suas informações pessoais.

No dia 27 de setembro, um juiz bloqueou uma ordem executiva que teria removido o TikTok das lojas de aplicativos nos Estados Unidos, dizendo que a ByteDance sofreria “dano irreparável” sem uma liminar, mesmo que proibição fosse abandonada.

Trump disse que a condição para a permanência do aplicativo nos Estados Unidos é vender suas operações no país para uma organização americana. O presidente deu aprovação preliminar a um acordo as empresas Walmart e Oracle. O TikTok tem mais de 100 milhões de usuários nos Estados Unidos, de acordo com registros judiciais.

Continua após a publicidade

Publicidade