Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Após oxigênio, Venezuela oferece 107 médicos para ajudar Manaus

Apoio é prestado enquanto ONGs e oposição venezuelana denunciam escassez de suprimentos médicos e remédios nos hospitais públicos do país

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 jan 2021, 15h25

Diante do colapso do sistema de saúde de Manaus após o aumento de casos de Covid-19, o governo da Venezuela enviou vários caminhões carregados com cilindros de oxigênio para a cidade neste sábado, 16. O ministro das Relações Exteriores do país, Jorge Arreaza, afirmou ainda que 107 médicos venezuelanos e brasileiros formados pela Escola Latino-Americana de Medicina de Caracas se ofereceram para ajudar.

No Twitter, o chanceler do governo de Nicolás Maduro disse que os profissionais compareceram ao consulado venezuelano em Boa Vista (Roraima) na sexta-feira para oferecer seu apoio. Os médicos enviaram uma carta ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), para concretizar sua oferta.

No documento, o grupo afirma que “107 médicos residentes no Brasil estão à inteira disposição para prestar o apoio que seja necessário para nessa luta contra o coronavírus e a favor da vida humana”.

Continua após a publicidade

Arreaza ainda confirmou que os carregamentos de cilindros de oxigênio partiram neste sábado da Venezuela. Ele não especificou quantos caminhões seguiram para a capital amazonense e nem a quantidade de cilindros de oxigênio doados.

A ajuda da Venezuela ao Brasil ocorreu na última quinta-feira, quando o presidente Nicolás Maduro ordenou ao chanceler que se comunicasse com as autoridades de Manaus para disponibilizar o oxigênio necessário para enfrentar a emergência. O apoio é prestado enquanto várias ONGs e a oposição venezuelana denunciam a escassez de suprimentos médicos e remédios nos hospitais públicos da Venezuela, que vivem uma grave crise há mais de cinco anos.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.