Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Após 24 anos, ativista Aung San Suu Kyi viajará ao exterior

Líder da oposição birmanesa vai participar de fórum econômico na Tailândia

Por Da Redação 24 Maio 2012, 01h06

A líder opositora birmanesa Aung San Suu Kyi visitará na próxima semana a Tailândia, em sua primeira viagem ao exterior em 24 anos. Ela irá participar do Fórum Econômico Mundial para a Ásia Oriental, informou nesta quinta-feira a Liga Nacional pela Democracia (LND), partido da opositora.

Suu Kyi, de 66 anos, deve fazer um discurso na reunião, que será realizada entre os dias 30 de maio e 1ª de junho em Bangcoc, e da qual também participará o presidente birmanês, Thein Sein.

Nobel – A líder opositora, que em 2 de maio tomou posse como deputada do Parlamento birmanês, viajará em junho a Oslo, na Noruega, onde lerá o discurso pelo prêmio Nobel da Paz que lhe concederam em 1991, mas ela não pôde receber porque foi inpedida de viajar pela ditadura da Junta Militar birmanesa.

Em sua viagem à Europa, Suu Kyi também deve fazer uma escala em Londres, onde falará perante o Parlamento britânico, assim como em Genebra e Dublin. A opositora foi libertada em novembro de 2010, após passar 15 dos últimos 20 anos sob prisão domiciliar, por pedir de forma pacífica reformas democráticas em seu país.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade