Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ao menos 6 morrem em dois ataques no centro da Nigéria

Jos (Nigéria), 25 abr (EFE).- Ao menos seis pessoas morreram nas últimas horas em dois ataques diferentes no estado nigeriano de Plateau, no centro do país, informou o comissário da Polícia da região, Emmanuel Ayeni.

Em declarações aos jornalistas em Jos, a capital do estado, Ayeni explicou que cinco pessoas morreram e outras nove ficaram feridas em um ataque na localidade vizinha de Riyom, de maioria cristã, por volta da meia-noite de terça-feira.

Várias testemunhas disseram que os autores dos ataques, cerca de 20, estavam fortemente armados, entraram no povoado durante um momento de chuva e iniciaram uma série de ataques com pistolas e facões.

As fontes suspeitaram que os autores fossem ladrões de gado da etnia muçulmana Fulani. Este tipo de ataques entre cristãos e muçulmanos é comum no estado de Plateau.

O fato aconteceu quase ao mesmo tempo em que uma explosão deixou um morto e vários feridos em um bar que exibia pela televisão as semifinais da Liga dos Campeões de futebol entre Chelsea e Barcelona.

O comissário de Polícia atribuiu o atentado a uma bomba-relógio colocada no local.

Com mais de 150 milhões de habitantes em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria, o país mais povoado da África, sofre várias tensões por suas profundas diferenças políticas, religiosas e territoriais. EFE