Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Anúncio dos resultados parciais das eleições no Egito é novamente adiado

Cairo, 1 dez (EFE).- A Comissão Eleitoral egípcia decidiu nesta quinta-feira adiar pela segunda vez o anúncio dos resultados parciais dos dois primeiros dias das eleições legislativas egípcias, informou à Agência Efe um porta-voz da instituição.

Os resultados serão divulgados amanhã porque ainda não terminou a apuração em várias circunscrições, o mesmo motivo alegado ontem para adiar o anúncio para hoje.

Em declarações à agência estatal de notícias ‘Mena’, o presidente da Comissão Eleitoral egípcia, Abdelmoaiz Ibrahim, disse que o atraso na apuração se deve ‘ao grande aumento do número de eleitores’.

Nos dias 28 e 29 de novembro foram realizadas em nove províncias as duas primeiras jornadas de votação, para as quais tinham sido chamados às urnas 17 milhões de egípcios.

Apesar da falta de resultados oficiais, o Partido Liberdade e Justiça (PLJ), braço político da Irmandade Muçulmana, afirmou que lidera a apuração, com mais de 40% dos votos em várias províncias.

O pleito para a escolha dos integrantes da Assembleia do Povo (câmara baixa) é realizado em três fases – separadas por regiões do país e cada uma delas em dois turnos -, e será encerrado em janeiro, quando acontecerão as eleições para a Shura (câmara alta).

As eleições parlamentares são as primeiras desde a renúncia de Hosni Mubarak, ocorrida em fevereiro, quando o poder foi assumido por uma junta militar. EFE