Aniversariante, Putin vira ‘Hércules’ em exposição em Moscou
Desenhos são presente para o 'czar', que completou 62 anos. As imagens, grotescas, fazem alusão a questões atuais, como as sanções impostas contra a Rússia como punição pela invasão da Ucrânia







Para um homem que já abraçou um urso polar, voou ao lado das grandes garças e acertou um tigre com um dardo tranquilizante, Vladimir Putin comemorou seus 62 anos de maneira surpreendentemente discreta nesta terça-feira. Ele tirou folga no dia do aniversário e retirou-se para a taiga siberiana para uma comemoração particular. Seus admiradores, no entanto, não foram tão contidos na hora de prestar homenagens, demonstrando como o ‘czar’ consegue manipular a população de seu país.
Em uma pequena galeria de Moscou, uma exposição grotesca retratou Putin como o herói grego Hércules e transformou temas da atualidade nos doze trabalhos cumpridos. Desde o estrangulamento do leão de Nemeia – no caso, de um homem bomba representando o terrorismo – até a captura do cão Cérbero, de três cabeças, que simboliza a luta contra o mundo unipolar liderado pelos Estados Unidos.
Houve espaço ainda para a luta de Putin contra a Hidra de Lerna, ou as sanções do Ocidente contra a Rússia. A cabeça americana de hidra foi cortada, refletindo o veto à importação de produtos alimentícios dos Estados Unidos, União Europeia, Noruega, Canadá e Austrália, imposto pelo governo russo em represália a sanções. A anexação da península ucraniana da Crimeia – ilegal, lembre-se – é retratada como a captura do touro de Creta.
Leia também:
Putin: ‘Se eu quiser, tomo Kiev em duas semanas’
Putin com leopardo e Obama com poodle: provocação russa
Ginasta apontada como namorada de Putin vai comandar império de comunicação
Lágrimas de Vladimir Putin deixam russos perplexos
O organizador da exposição foi o estudante de ciência política Mikhail Antonov, que explicou o significado das figuras e disse que o objetivo é mostrar uma imagem diferente daquela que “a imprensa ocidental” divulga de Putin. “Aqui nós o vemos completando essas tarefas heroicas”, destacou, em entrevista ao jornal britânico The Guardian. Segundo Antonov, os quadros foram pintados por um “coletivo de artistas” que seguem sua página em homenagem a Putin no Facebook.
O Guardian afirmou que a maioria dos visitantes da exposição na segunda-feira – os desenhos ficariam expostos apenas por uma noite – eram jornalistas. Havia também um grupo de estudantes que atendeu ao convite do fã de Putin. Anna Mkutekyan, estudante de finança, disse que “não sabe o suficiente de política para criticar o presidente”, mas acrescentou que ela e seus amigos concordam com as ações do governo e são “orgulhosos do país”.
A combinação de controle da informação, narrativa constante de que o “Ocidente” quer debilitar a Rússia, e as raízes profundas do nacionalismo russo explicam os altos índices de aprovação de Putin entre os russos. Com isso, ele fortalece seu autoritarismo e consegue silenciar as críticas a respeito da economia e o custo político e econômico do conflito na Ucrânia, debochando das tentativas de EUA e UE de conter suas ambições no país vizinho.
Em VEJA: O que quer Vladimir Putin?
Mais comemorações – Os arroubos de idolatria pelo presidente não pararam aí. “Feliz aniversário, presidente da Rússia!”, entoaram crianças em um vídeo meloso publicado na Internet. “Sua vida é como uma centena de marcos cruciais para nosso país”, cantaram as crianças em uma sala de aula. Os pequenos também formam a clássica imagem de um coração.
As autoridades da Chechênia organizaram um ato público para 100.000 pessoas. Em uma ponte de Moscou, uma faixa foi colocada mostrando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inimigo do Kremlin, vestindo uma camiseta com votos de feliz aniversário a Putin.
Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, essa é a primeira vez que Putin tira folga no dia do aniversário desde que assumiu o poder na Rússia, no ano 2000. “Está descansando”, resumiu o porta-voz.
https://youtube.com/watch?v=lqGaDP7z52g%3Frel%3D0
(Com agências Reuters e France-Presse)

































Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.