Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Amelia, a gata marinheira que viaja pelo mundo com sua dona

A gatinha se diverte pescando e passeando nas praias

A americana Liz Clark e sua gata Amelia estão viajando pelo mundo juntas em um barco de 12 metros de comprimento. A mulher de 35 anos, original de San Diego, na Califórnia, adotou sua companheira de viagem em novembro de 2013, quando a gatinha tinha cerca de seis meses de vida. A dupla viajou pela costa ocidental do México e da América Central e por todo o Pacífico Sul em um barco batizado de Swell.

Em seu blog pessoal, Liz, que também é surfista, conta que seu amor pelo mar e a pressão das multidões crescentes e da poluição urbana tornaram a ideia de viver em um barco, viajando e conhecendo novos lugares, muito atraente. Desde 2006, quando a aventura começou, a americana já viajou 18.000 milhas náuticas (mais de 33.000 quilômetros), muitas delas ao lado de sua companheira Amelia.

Leia também:

Cão herói morre de exaustão depois de resgatar sete vítimas de terremoto no Equador

Cão mais velho do mundo morre aos 30 anos na Austrália

Embora os gatos não sejam muito fãs da água, Amelia já se acostumou com sua vida cercada pelo mar. “Ela se adaptou a viver assim. Ela aprendeu a confiar que estará segura comigo”, contou Liz ao site BuzzFeed.

Ao longo das viagens marítimas, Amelia se diverte com a pesca de peixes na beira do barco. “Nas noites calmas, ela pesca de uma prancha anexada ao lado do Swell com a ajuda de uma pequena luz que atrai os peixes”, disse Clark. Durante as paradas, a gata também gosta dos passeios pela praia e das caminhadas nas montanhas ao lado de sua dona.

Clark registra as principais passagens de suas viagens e os momentos de descanso ao lado de Amelia em seu Instagram, que já tem mais de 50.000 seguidores.

(Da redação)