Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alertas de tsunami por terremoto são cancelados nos EUA

Tremor de 7,9 graus atingiu o Alasca no início da manhã

Os alertas de tsunami emitidos nos Estados Unidos após um terremoto de 7,9 graus de magnitude no Alasca foram cancelados na manhã desta terça-feira.

Segundo o Centro Nacional de Alerta de Tsunami em Palmer, no Alasca, os alertas e avisos foram retirados “porque informações adicionais e análises definiram melhor a ameaça”.

O alerta havia sido emitido para toda a costa sul do Alasca, assim como para a Península do Alasca e as Ilhas Aleutas, mas foi cancelado por volta das 3h30 do horário local (10h30 em Brasília).

Os avisos ativados para algumas áreas do Canadá e para toda a costa oeste americana, principalmente para os Estados de Washington, Oregon e Califórnia, também foram retirados. O alerta para o Havaí já havia sido cancelado no início da manhã.

Pequenas ondas de 30 centímetros foram registradas no Alasca, segundo o Centro Nacional de Alerta de Tsunami. A agitação foi provocada pelo terremoto de 7,9 graus de magnitude, que atingiu a região do Golfo do Alasca por volta da meia-noite do horário local (7h em Brasília).

O tremor ocorreu 256 quilômetros a sudeste de Chiniak, no Estado americano do Alasca, a uma profundidade de 10 quilômetros, segundo o Serviço Geológico americano.

Ainda que os alertas de tsunami tenham sido cancelados, as autoridades da cidade de San Francisco, na Califórnia, ainda aconselham os moradores a se manterem longe das regiões costeiras pelas próximas 12 horas. Segundo o Departamento de Emergência, as zonas podem apresentar “correntes perigosas, fortes e imprevisíveis”.