Clique e assine a partir de 9,90/mês

Alerta de tsunami é cancelado após terremoto nas Filipinas

Segundo serviço geológico do Pacífico, os maiores riscos já foram descartados

Por Da Redação - 31 ago 2012, 12h45

Após um terremoto de 7,6 graus de magnitude na escala Richter ter sido registrado nesta sexta-feira na costa das Filipinas, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico suspendeu um alerta de tsunami para Filipinas, Indonésia e Palau. Ondas de cerca de 16 centímetros de altura atingiram o sul da região, mas os riscos maiores foram descartados. Segundo a agência Reuters, o prefeito da localidade de Cagayan de Oro, na ilha de Mindanau, afirmou que até agora há um morto e um ferido.

Num primeiro momento, o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o movimento telúrico do terremoto foi de 7,9 graus de magnitude, mas, meia hora depois, o número foi revisado para 7,6 graus. O tremor foi localizado a 34 quilômetros de profundidade e a 16 quilômetros ao sudeste da cidade de Guiuan e a 175 quilômetros ao nordeste da cidade de Surigao. Inicialmente, o alerta de tsunami valia também para Taiwan, Japão e várias ilhas do Pacífico.

O território filipino encontra-se sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que registra aproximadamente 7.000 tremores ao ano, a maioria moderados. Terremotos de magnitude superior a 5 graus na escala Richter são registrados de maneira esporádica no sul de Mindanao, Batanes e na região oriental de Bicol.

Confira o local do terremoto

Continua após a publicidade

(Com agência EFE)

Publicidade