Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alerta de tsunami é cancelado após terremoto nas Filipinas

Segundo serviço geológico do Pacífico, os maiores riscos já foram descartados

Após um terremoto de 7,6 graus de magnitude na escala Richter ter sido registrado nesta sexta-feira na costa das Filipinas, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico suspendeu um alerta de tsunami para Filipinas, Indonésia e Palau. Ondas de cerca de 16 centímetros de altura atingiram o sul da região, mas os riscos maiores foram descartados. Segundo a agência Reuters, o prefeito da localidade de Cagayan de Oro, na ilha de Mindanau, afirmou que até agora há um morto e um ferido.

Num primeiro momento, o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o movimento telúrico do terremoto foi de 7,9 graus de magnitude, mas, meia hora depois, o número foi revisado para 7,6 graus. O tremor foi localizado a 34 quilômetros de profundidade e a 16 quilômetros ao sudeste da cidade de Guiuan e a 175 quilômetros ao nordeste da cidade de Surigao. Inicialmente, o alerta de tsunami valia também para Taiwan, Japão e várias ilhas do Pacífico.

O território filipino encontra-se sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que registra aproximadamente 7.000 tremores ao ano, a maioria moderados. Terremotos de magnitude superior a 5 graus na escala Richter são registrados de maneira esporádica no sul de Mindanao, Batanes e na região oriental de Bicol.

Confira o local do terremoto

(Com agência EFE)