Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Albanês entra para Guinness com mosaico usando 1 milhão de grãos de café

Tirana, 12 dez (EFE).- O artista albanês, Saimir Strati, conseguiu nesta segunda-feira entrar pela sexta vez no Livro Guinness dos Recordes por realizar o maior mosaico do mundo com um milhão de grãos de café.

Intitulado ‘Um mundo, Uma família, Um café’, a obra mede 25,1 metros quadrados e foi criada com 170 quilos de café em grãos colados em uma plataforma sintética flexível.

O desenho formado pelos grãos representa cinco pessoas, em uma representação dos habitantes de África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul.

‘Meu desejo é que os povos estejam unidos como uma família em torno de uma mesa bebendo café’, declarou Strati de 45 anos após receber hoje em Tirana, capital da Albânia, o reconhecimento do Guinness.

No centro do mosaico está uma passista típica do Carnaval carioca dançando samba com braços abertos. ‘Coloquei-a no centro porque o Brasil é o rei da produção do café no mundo e representa a América do Sul’, explicou Strati à Agência Efe.

Para desenhar as figuras, o artista utilizou grãos de café não processados, cozidos e meio cozidos, o que lhe dão um toque de diferentes cores, provenientes de países como Brasil, Vietnã, Venezuela e Índia.

Este é o sexto trabalho de Strati que entra para o Guinness, onde está já inscrito como autor dos maiores mosaicos do mundo realizados à base de pregos (imagem de Leonardo da Vinci), palitos de dentes (dedicado a Antoni Gaudí), cacos de vidros (o Mediterrâneo), pincéis (retrato de Michael Jackson) e parafusos. EFE