Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Al Qaeda planejava atacar trens nos 10 anos do 11/9

Atentado em território americano foi discutido pelos terroristas em fevereiro de 2010, conforme material apreendido em operação no Paquistão

A rede terrorista Al Qaeda planejava atacar a rede ferroviária americana no próximo 11 de setembro, dez anos após o atentado contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, que matou cerca de 3 mil pessoas.

A informação procede do material apreendido na operação que eliminou o terrorista Osama bin Laden, em seu refúgio em Abbottabad, no Paquistão, segundo informou a secretaria de Segurança Doméstica.

O ataque contra trens americanos foi discutido pelos terroristas em fevereiro de 2010. Além do 11 de setembro, também há menções a possíveis ataques no Natal, Ano Novo e durante o tradicional discurso presidencial sobre o estado da União, em janeiro. Não há menção a alvos específicos e não foi informado se após fevereiro outros ataques foram esboçados.

O porta-voz da secretaria, Matt Chandler, informou que os planos da rede terrorista foram comunicados nesta quinta-feira às agências federais e polícias estaduais, mas frisou que não há indícios de ataques iminentes da rede terrorista contra os Estados Unidos.

Comando – Segundo o site do jornal The New York Times, os dados obtidos pelo esquadrão de elite Team 6 revelam que o inimigo número um dos Estados Unidos mantinha comunicação constante com as células da Al Qaeda.

Conforme leitura da inteligência americana, o material apreendido no Paquistão indica que, de seu esconderijo, Osama bin Laden exercia não apenas o papel simbólico de chefe da rede terrorista como também o comando direto das operações.

(com AFP)