Al Qaeda assume autoria de série de atentados no Iraque
Ações contra alvos de segurança deixaram 42 mortos e mais de 140 feridos

O Iraque vive uma escalada da violência desde a retirada dos soldados americanos, em 18 de dezembro passado
A organização Estado Islâmico do Iraque, vinculada à Al Qaeda, reivindicou nesta sexta-feira a autoria da série de atentados que ontem deixou 42 mortos e mais de 140 feridos em diferentes províncias do país.
Em comunicado, o grupo explicou que esses ataques são a resposta às ‘campanhas de detenção, repressão e bloqueio aos sunitas, sobretudo na região de Bagdá’. Por isso a organização terrorista teria mobilizado parte de suas forças para produzir operações simultâneas contra delegacias e responsáveis de segurança, das Forças Armadas e do governo liderado pelo xiita Nouri al-Maliki, segundo a nota.
Os atentados de ontem foram perpetrados principalmente contra os serviços de segurança em diferentes zonas da capital e nas províncias do norte do país.
O Estado Islâmico do Iraque é um conglomerado de grupos radicais islâmicos, liderado pela Al Qaeda e formado em 2006, que foi responsável pelos mais sangrentos atentados registrados no país nos últimos anos.
O Iraque vive uma escalada da violência desde a retirada dos soldados americanos, em 18 de dezembro passado, e a emissão, um dia depois, de uma ordem de detenção contra o vice-presidente sunita, Tareq al-Hashemi, por supostos delitos de terrorismo.
Essa ordem de detenção desencadeou uma profunda crise política, agravada pelos vários atentados perpetrados contra alvos xiitas e os corpos de segurança.
(com Agência EFE)