Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ahmadinejad chega a Caracas no domingo

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, confirmou nesta quarta-feira que o líder iraniano, Mahmud Ahmadinejad, chegará a Caracas no próximo domingo, em meio à crescente tensão entre o Irã e as potências ocidentais.

Ahmadinejad “confirmou sua visita, mesmo quando sabemos que, lamentavelmente, a tensão no Golfo Pérsico está crescendo nas últimas horas por pressão ‘yanqui'”, disse Chávez, precisando que o dirigente iraniano chegará à Venezuela na “noite de domingo”.

Da Venezuela, Ahmadinejad seguirá para a Nicarágua, onde na terça-feira assistirá a posse do sandinista Daniel Ortega, reeleito presidente.

O líder iraniano visitará ainda Cuba e Equador.

Os quatro países mantêm relações tensas com os Estados Unidos.

Nesta quarta-feira, o Irã advertiu novamente Washington contra a presença de sua força naval no Golfo, após um porta-aviões dos EUA cruzar o Estreito de Ormuz para chegar ao Mar de Omã, coincidindo com manobras navais iranianas na região.

No sábado, Washington reforçou suas sanções contra o setor financeiro iraniano e hoje os governos da União Europeia (UE) alcançaram “um acordo de princípio” para proibir as importações de petróleo do Irã.

Estados Unidos e UE buscam impor novas sanções para obrigar o Irã a ceder em seu polêmico programa nuclear, que segundo o Ocidente serve de fachada para a obtenção da bomba atômica.