Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Afeganistão ganha dos EUA status de aliado maior entre não membros da Otan

Cabul, 7 jul (EFE).- Os Estados Unidos deram ao Afeganistão o título de ‘aliado maior’ entre os países não membros da Otan, uma categoria em que só figuram Estados como Israel e Egito e que abre o caminho para estreitar a cooperação militar entre Washington e Cabul.

O anúncio foi feito nesta sábado pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em entrevista coletiva concedida durante uma visita surpresa à capital afegã.

‘O presidente (Barak) Obama designou oficialmente o Afeganistão como aliado maior dos EUA entre os países não membros da Otan’, declarou Hillary.

A secretária de Estado americana, que estava acompanhada do presidente afegão, Hamid Karzai, explicou que o título ‘tem um bom número de benefícios, como o acesso em termos preferenciais a abastecimento de armas e treinamento militar’.

‘Vemos essa medida como um poderoso símbolo do nosso compromisso com o futuro do Afeganistão’, anotou Hillary.

O anúncio acontece um dia antes de Tóquio acolher uma conferência de doadores na qual o Afeganistão buscará US$ 4 bilhões para financiar sua reconstrução após décadas de sucessivos conflitos armados. EFE