Aeroporto de Nairóbi retoma voos internacionais
Incêndio de grandes proporções atingiu maior terminal da África Oriental

Mais importante terminal aéreo da África Oriental, Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, em Nairóbi, começou a autorizar a saída e entrada de voos internacionais nesta quinta-feira após ter permanecido fechado por do dia anterior por causa do grave incêndio que destruiu parte de suas instalações na véspera.
O aeroporto queniano recebeu na primeira hora desta quinta voos da companhia aérea local Quenya Airways, entre eles um procedente de Londres e outro de Bangcoc. Em comunicado, a principal companhia usuária do aeroporto adiantou que sairão de Nairóbi voos com destinos internacionais como Johanesburgo (África do Sul), Dar-Es-Salam (Tanzânia), Mumbai (Índia), Dubai (Emirados Arabes), Paris (França) e Londres (Inglaterra).
Os voos nacionais e de carga foram retomados pela tarde, depois do aeroporto paralisar suas atividades durante cerca de dez horas por causa do incêndio. O fogo, que só foi controlado depois de quase seis horas, não causou nenhuma vítima, confirmou o governo queniano. Mas devastou o terminal de embarques internacionais. De acordo com a imprensa local, 16 000 passageiros foram afetados pelos cancelamentos causados pelo acidente.Manoah Esipisu, porta-voz do presidente queniano Uhuru Kenyatta, afirmou que “a causa do fogo está sendo investigada” e que “não há razões para traçar especulações”.
O incêndio coincidiu com o 15º aniversário do atentado que a rede terrorista Al Qaeda praticou contra a Embaixada dos Estados Unidos em Nairóbi, o qual causou a morte de 213 pessoas e deixou mais de 4 000 feridas. Apesar de não ter uma relação aparente, os agentes da Polícia Antiterrorista e especialistas em desativação de explosivos também colaboram com a investigação do incêndio, assim como pessoal da companhia elétrica Quênia Power, entre outros.
Após o acidente, o presidente queniano visitou o aeroporto acompanhado de vários ministros, entre eles o titular do Interior, Joseph Ole Lenku, para avaliar a situação no terreno. Kenyatta se declarou “comovido pelo transtorno e o dano causado pelo fogo” e lamentou os inconvenientes sofridos “pelos milhares de passageiros e turistas, incluindo aqueles que tiveram suas viagens interrompidas”, declarou o porta-voz oficial. De acordo com a embaixada dos EUA em Nairóbi, o chefe de Estado queniano recebeu uma ligação de Barack Obama oferecendo apoio pelo incêndio.
(Com agência EFE)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.