Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Adolescente encontra barra de ouro de 62 mil reais em lago na Alemanha

A peça foi encontrada no lado de Königssee, no estado alemão da Baviera

Uma adolescente alemã de 16 anos encontrou uma barra de ouro de 500 gramas avaliada em aproximadamente 16 mil euros, ou mais de 62 mil reais, enquanto nadava em um lago na Baviera, no sul da Alemanha. O fato ocorreu nesta quarta-feira na cidade de Schönau, nas margens do Konigssee (o “Lago do Rei”).

Leia também:

Berlim vai sediar “Olimpíada Judaica” em estádio erguido por nazistas

Padre alemão anuncia em missa que vai se casar e é aplaudido por fiéis

Saiba como conseguir a cidadania alemã no Brasil

A menina estava nadando quando viu algo brilhante a dois metros de profundidade e avisou a polícia. Mergulhadores tentaram, sem sucesso, encontrar outras barras no local. A peça ficou sob custódia da polícia do estado federado da Baviera.

As autoridades locais confirmaram que a barra de ouro é autêntica. A inscrição revela que a peça foi fabricada pela companhia alemã Degussa, fundada na segunda metade do século XIX. Barras com essa marca foram produzidas continuamente até 2005. Elas têm um código de série que permite identificar o ano de fundição, mas esse número está apagado na barra encontrada nesta quarta-feira.

A região cultiva a lenda de que os fundos de lagos na Alemanha e na Áustria guardam tesouros nazistas, escondidos dos inimigos ao final da Segunda Guerra. A lenda nasceu em 1959, quando mergulhadores encontraram ouro e documentos nazistas no lago austríaco Toplitz. Segundo os especialistas que avaliaram a barra de ouro encontrada no lago Konigssee, porém, não é possível afirmar que a peça tenha qualquer relação com o período nazista.

(Da redação com agência EFE)