Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Acordo de cessar-fogo entre forças governamentais e dissidentes no Iêmen

As forças do presidente iemenita Ali Abdullah Saleh e as de seus adversários chegaram a um acordo sobre um cessar-fogo imediato, anunciou nesta terça-feira uma fonte governamental.

A primeira divisão blindada do Exército que havia se somado aos protestos confirmou o acordo, assim como a assessoria do poderoso chefe tribal xeque Mohsen al Ahmar. Ambas as partes se encontravam em combate com as tropas do chefe de Estado.

“O cessar-fogo entrou em vigor às 15h00 locais (10h00 de Brasília) e deve ser seguido pela retirada dos homens armados das ruas, do desmantelamento das barreiras e das barricadas e do retorno à normalidade na capital”, indicou a agência oficial Saba.

Violentos confrontos opuseram em Sanaa, de forma intermitente, as forças fiéis ao presidente Saleh e a Primeira Divisão Blindada do Exército sob o comando do general dissidente Ali Mohsen al Ahmar, em especial nas imediações da Praça da Mudança, onde acampam os manifestantes que pedem a saída do presidente desde o fim de janeiro.

As forças de Saleh também combatem contra homens do xeque Sadek al Ahmar, chefe da confederação tribal dos Hashed que se uniu aos protestos, no bairro de Al Hasaba (norte).