Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Acidente no sul das Filipinas deixa 7 mineradores mortos

Por Da Redação 10 Maio 2012, 08h04

Manila, 10 mai (EFE).- Após ficarem presos em um túnel na cidade filipina de Surigao, ao norte da ilha de Mindanao, sete mineradores morreram por uma intoxicação de gás nesta quarta-feira, informou a imprensa local.

Um dos profissionais de resgate, Ralph Rowan, declarou à rede de televisão ‘ABS-CBN’ que os mineiros ficaram presos minutos após entrar em um túnel de 12 metros de comprimento por volta das 8h no horário local (21h em Brasília).

Apenas um dos mineradores presos, Bernan Avilla, de 19 anos, sobreviveu ao acidente, enquanto o restante, com entre 19 e 30 anos e originais das províncias de Surigao do Norte e Surigao do Sul, morreram por inalação do gás.

Segundo Rowan, a mineração é proibida na região para evitar a poluição de um curso de água próximo.

A mineração de pequena escala é muito frequente nas Filipinas, onde frequentemente as proibições não evitam que os aldeões continuem perfurando as encostas das montanhas de forma precária na busca por ouro, cobre e outros metais.

Em janeiro, pelo menos outros 38 mineradores morreram e outros 37 foram dados como desaparecidos após um deslizamento em outra mina ilegal da província de Compostela Valley, também na ilha de Mindanao. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade