Clique e assine a partir de 9,90/mês

Abbas e Meshaal tratam em Doha assuntos pendentes da reconciliação palestina

Por Da Redação - 5 fev 2012, 18h01

Cairo, 5 fev (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o líder do Hamas, Khaled Meshaal, se reuniram neste domingo em Doha para tentar impulsionar a reconciliação palestina e a formação de um governo de união nacional.

O dirigente do movimento nacionalista Fatah, Azzam al-Ahmed, citado pelo canal ‘Al Jazeera’, afirmou que Abbas e Meshaal aproximaram posturas sobre a formação de um governo de união nacional, sem dar mais detalhes a respeito.

Além disso, abordaram a implementação do pacto de reconciliação, que inclui a realização de eleições na Cisjordânia e Gaza e a reforma da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

No acordo de reconciliação alcançado em maio do ano passado no Cairo, as duas facções palestinas acertaram realizar eleições em um prazo máximo de um ano, mas não conseguiram até o momento formar um Executivo unitário que dirija o processo até a realização da votação.

Al-Ahmed afirmou que os dirigentes do Fatah e do Hamas acertaram como abordar os obstáculos para conseguir a reconciliação palestina.

Na reunião esteve presente também o ministro das Relações Exteriores do Catar, Hamad Bin Khalifa al-Zani.

A disputa entre Fatah e Hamas remonta a junho de 2007, quando os islamitas tomaram o controle da Faixa de Gaza após expulsar as forças leais a Abbas, o que originou dois governos palestinos: um do Hamas em Gaza e outro da ANP na Cisjordânia. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade