Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Abbas e Meshaal se reúnem neste domingo para promover a reconciliação

Ramala, 4 fev (EFE).- O presidente palestino e líder do Fatah, Mahmoud Abbas, e o líder do movimento islâmico Hamas, Khaled Meshaal, se reunirão neste domingo no Catar para promover a implementação do acordo de reconciliação que assinaram em maio de 2011, indicou à Agência Efe um assessor de Abbas, Nimer Hammad.

O chefe do governo do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, que se encontra em visita oficial a Doha, também poderia participar da reunião, segundo fontes citadas pela agência palestina ‘Maan’.

No encontro, os líderes discutirão os obstáculos no processo de reconciliação e tentarão chegar a um acordo sobre a composição de um governo de tecnocratas e políticos independentes para preparar eleições legislativas e presidenciais.

A votação estava prevista para o dia 4 de maio, mas o Comitê Eleitoral Central já advertiu que é impossível prepará-la para essa data por conta dos atrasos nas negociações.

A reconciliação entre ambos os movimentos começou em maio de 2011, com um acordo firmado após a Primavera Árabe, mas a implementação foi interrompida por entraves na escolha do primeiro-ministro.

Após meses de atrasos, ocasionados em grande parte pelo pedido de Abbas à ONU para que a Palestina fosse admitida como membro de pleno direito na organização, as partes retomaram os contatos e, em novembro, criaram vários comitês para acelerar a transição.

Ambos os líderes tinham previsto se reunir na última quinta-feira no Cairo, algo que ainda farão em uma data a ser determinada neste mês, segundo fontes do Fatah.

Enquanto isso, Gaza e Cisjordânia seguem, desde 2007, governadas por dois executivos: Hamas e Fatah, respectivamente. EFE