PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A União Europeia é nossa inimiga, diz Trump

Presidente faz polêmica declaração ao ser questionado sobre relações comerciais; Alemanha também é alvo

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 15 jul 2018, 15h39 - Publicado em 15 jul 2018, 15h39

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a União Europeia (UE) é um inimigo devido ao que “faz” com o seu país “no comércio“. A declaração foi dada em entrevista à emissora de TV CBS, quando o americano foi questionado sobre quem seriam os maiores competidores e inimigos de Washington globalmente.

“Acho que temos muitos inimigos. Acho que a União Europeia é um inimigo, com o que faz conosco no comércio. Você não pensaria na União Europeia, mas eles são um inimigo”, respondeu Trump. “A Rússia é um inimigo, em alguns aspectos. A China é certamente um inimigo, economicamente. Mas isso não significa que eles são ruins, não significa nada, significa que são competidores. Eles querem ir bem e nós queremos ir bem.”

Diante da surpresa do entrevistador com a classificação de Bruxelas como “inimigo”, o ocupante da Casa Branca prosseguiu, dizendo que o bloco é “muito difícil”. “Meus pais nasceram em setores da UE. Minha mãe era da Escócia, meu pai era da Alemanha. Amo esses países. Respeito os líderes desses países. Mas em um sentido de comércio, eles realmente tiraram vantagem de nós”, alegou.

Em meio a críticas sobre os membros da UE que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e “não estavam pagando suas contas”, em referência aos gastos individuais em defesa, Trump se voltou especificamente para a Alemanha, com quem afirmou ter “um grande problema”.

“A Alemanha fez um negócio de gasoduto com a Rússia, em que pagarão bilhões e bilhões de dólares por ano por energia. E eu digo que isso não é bom, não é justo, porque você supostamente deve lutar (para defender) alguém e, então, esse alguém dá bilhões de dólares para aquele de quem você deveria estar protegendo esse alguém? Acho que é ridículo”, atacou o presidente americano.

Ele concluiu o raciocínio apontando vagamente que “há muita raiva pelo fato de a Alemanha estar pagando bilhões de dólares à Rússia”. “É uma coisa muito ruim para a Alemanha. Porque… O que eles estão fazendo, acenando com uma bandeira branca?”, indagou Trump.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.