Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A trágica história de Khanzir, o único porco do Afeganistão

O animal já teve uma companheira e filhotes, mas hoje vive sozinho no recinto dos porcos do zoológico de Cabul

Khanzir é uma celebridade no zoológico de Cabul. Visitantes de diversas partes do Afeganistão se aproximam para ver o único porco em todo o país – o Islã proíbe o consumo da carne de porco, por isso não há criação do animal em território afegão.

Khanzir, nome que significa ‘porco’ em pashto, um dos idiomas do país, foi dado ao zoológico de Cabul pela China em 2002, quando ainda era um filhote. O presente chinês incluía ainda uma porquinha, também filhote, além de dois ursos, dois leões, dois cervos e um lobo.

O casal de porcos teve filhotes, mas, em 2006, um evento trágico dizimou a família de Khanzir. “Nossos cuidadores eram inexperientes. Um dia, um deles deixou acidentalmente a porta da jaula dos ursos aberta e um dos ursos entrou no recinto dos porcos”, contou ao jornal Washington Post Aziz Gul Saqib, diretor do zoo de Cabul.

O urso matou os filhotes e atacava a fêmea quando os cuidadores entraram no viveiro. Gravemente ferida, ela morreu logo em seguida e deixou Khanzir solitário desde então.

O ataque do urso não só isolou Khanzir no recinto como também o tornou a única espécie no país. “Muitos afegãos nunca viram um porco na vida”, diz Aziz Gul Saqib, diretor do zoo de Cabul.

Em 2009, durante a epidemia mundial de gripe suína, a população afegã pediu a expulsão ou eutanásia do animal. Por algumas semanas, Khanzir foi mantido em quarentena em uma jaula, isolado do público, onde só recebia a visita do cuidador que o alimentava três vezes ao dia.

As autoridades tentam encontrar uma nova parceira para Khanzir, mas não há ninguém a caminho. “Pedimos a outros países para enviar diferentes espécies ao nosso zoológico, mas ninguém se comprometeu em mandar um amigo para Khanzir”, disse Saqib.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Valber Gonçalves

    Brevemente os porcos brasileiros estarão na mesma situação!

    Curtir

  2. Fábio Luís Inaimo

    Manda uma feijoada pra lá !

    Curtir

  3. Mandem o porco para cá e os políticos brasileiros para lá, afinal porco adora sujeira!

    Curtir

  4. Está faltando assunto Veja?

    Curtir

  5. Derci Joaquim

    Uma pururuquinha, ia bem !

    Curtir