Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A tempestade perfeita: tropas de Putin avançam na Ucrânia

Elas abriram uma frente de batalha no nordeste ucraniano, ansiosas por conquistar a segunda maior cidade do país, Kharkiv

Por Amanda Péchy Atualizado em 3 jun 2024, 16h50 - Publicado em 17 Maio 2024, 06h00

A agressão da Rússia contra a Ucrânia parecia interrompida, desviada das atenções do mundo, em triste desdém, por uma outra guerra, entre Israel e Hamas. Na semana passada, contudo, o silêncio foi quebrado pelo horror. As tropas de Vladimir Putin abriram uma frente de batalha no nordeste ucraniano, ansiosas por conquistar a segunda maior cidade do país, Kharkiv. Pelo menos 8 000 pessoas fugiram de suas casas. Na quarta-feira 15, três aldeias já tinham sido engolidas, em desespero. As investidas obrigaram as forças de Kiev a recuar e admitir uma “vitória tática” do inimigo, eufemismo que mal esconde a derrocada. O presidente Volodymyr Zelensky, afeito a turnês para manter aceso o apoio internacional, cancelou as viagens. O momento é realmente crítico, resultado de uma tempestade perfeita. Houve um atraso na aprovação de 61 bilhões de dólares em auxílio militar dos Estados Unidos, escassez que ampliou a vantagem bélica dos invasores. Estima-se que, para cada bala disparada pelos ucranianos, os invasores atirem sete. O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, chegou a admitir, em Kiev — onde se exibiu em constrangedores riffs de guitarra em um bar barulhento —, que a “demora teve um preço”. Há ainda um problema de contingente militar. Zelensky custou a aprovar uma nova lei de convocação de jovens, essencial para encorpar um exército pequeno e envelhecido — muitos soldados têm mais de 40 anos de idade. Os próximos dias serão fundamentais e terríveis.

Publicado em VEJA de 17 de maio de 2024, edição nº 2893


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.